Ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Conselho Municipal do Idoso incentivam o combate à violência contra o idoso

Somente no Conselho Municipal do Idoso são registrados, em média, 15 casos de agressão contra idosos todos os meses. Para lutar contra este dado alarmante, foi iniciada na quinta-feira (06), uma campanha de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra os idosos. Com o tema ‘Rompendo o Silêncio’, a campanha vai celebrar o dia Nacional do Idoso que é comemorado dia 27 de setembro e também o dia Internacional, comemorado dia 01 de outubro.

Composta por folders, faixas, cartazesspots de rádio e carro de som, palestras em escolas municipais, estaduais e particulares e mídia eletrônica, a campanha abrange todos os equipamentos públicos e municipais.

Esse tipo de violência é crime previsto pela Lei 10.741, que a campanha busca divulgar. A iniciativa também tem como objetivos apresentar as diversas formas de agressões e mostrar os meios de denúncia disponíveis, fortalecendo a luta pelos direitos da pessoa idosa na cidade de Triunfo e o cumprimento do Estatuto do Idoso.

Em 2018, o CREAS municipal (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) tem intensificado e se mostrado mais atuante com os casos de agressões contra idosos. Mas a violência também se manifesta de outras maneiras, como pelas más condições de mobilidade, locomoção e acessibilidade em casas não adaptadas, nas ruas, calçadas e edificações da cidade.

A campanha ficará vigente durante 2018 e será complementada por oficinas, rodas de conversas e debates em diversas Associações de Bairros e demais regiões da cidade e dos distritos municipais.

Só assim, pela ação conjunta, atenta e informada da sociedade, será possível reduzir os índices de agressões à população idosa no município.