Inscrições para o 3º lote do Pronatec Oferta Voluntária Educação a Distância – EAD

publicado: 11/10/2017 19h41,
última modificação: 19/10/2017 19h47

 

Dando continuidade à parceria estabelecida entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Ministério da Educação (MEC) para a inclusão de usuários da assistência social nos cursos de qualificação profissional ofertados pelo governo federal, informamos que as inscrições para o 3º lote do Pronatec Oferta Voluntária Educação a Distância – EAD estão abertas.

O MEC está ofertando mais de 800 mil vagas em cursos de qualificação profissional na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) Ensino a Distância (EAD), com média de duração do curso de 3 a 5 meses.

O SUAS tem papel fundamental no acesso do público mais vulnerável ao Pronatec. A orientação para inscrição dos usuários poderá ser feito via Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, com o apoio das equipes do Programa Acessuas, onde houver.

Vale lembrar que por meio das ações do Programa Acessuas Trabalho é possível auxiliar o usuário a identificar seu interesse em relação aos cursos ofertados e dar o suporte necessário para que ele possa concluir os cursos de sua escolha, ampliando suas oportunidades de inserção social e profissional.

As pré-matrículas estarão disponíveis até o dia 22 de outubro de 2017. Os interessados em participar deverão procurar o interlocutor do Pronatec de seu município ou realizar a inscrição online, a partir de 12 de outubro, no site do MEC (http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro). O Interlocutor Municipal do Pronatec terá a preferência de realizar a pré-matrícula dos candidatos, por meio do Sistec, até o dia 11 de outubro.

Os candidatos inscritos no Cadastro Único poderão também se inscrever nos cursos por meio do Portal Progredir: www.mds.gov.br/progredir

A confirmação da matrícula deverá ser feita pelo próprio aluno.
No caso do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) a distância (EAD), o Sistec emitirá uma “Carta de Encaminhamento” com o endereço eletrônico para acesso à plataforma EAD por meio da internet, além de outras informações. A matrícula será validada na própria plataforma, no período de 30 de outubro a 19 de novembro.

Em caso de dúvidas sobre a oferta do Pronatec, entre em contato pelo e-mail: inclusaoprodutiva@mds.gov.br .

Reforçamos a colaboração na promoção da Política Nacional de Assistência Social e na participação da gestão compartilhada do SUAS no campo da proteção social brasileira.