Nota referente a ponte de Triunfo que liga a PE 365 à PE 350

Sobre a ponte de Triunfo que liga a PE 365 à PE 350, o Governo do Estado de Pernambuco, há algum tempo, assumiu a responsabilidade pela sua manutenção e encontra-se trabalhando em um novo projeto de reforço da sua estrutura. Recentemente, a Prefeitura Municipal de Triunfo solicitou a emissão de um Parecer Técnico ao Engenheiro […]

Leia mais…

publicado: 25/04/2019 13h04,
última modificação: 25/04/2019 13h04

Sobre a ponte de Triunfo que liga a PE 365 à PE 350, o Governo do Estado de Pernambuco, há algum tempo, assumiu a responsabilidade pela sua manutenção e encontra-se trabalhando em um novo projeto de reforço da sua estrutura.

Recentemente, a Prefeitura Municipal de Triunfo solicitou a emissão de um Parecer Técnico ao Engenheiro Gustavo Costa dos Santos, CREA 31.946 D/PE, que após verificar visualmente as condições de edificação da ponte concluiu que as vigas de sustentação apresentam apenas desgastes decorrentes da ação natural do tempo, não indicando riscos imediatos de desmoronamento em função do tráfego de veículos de pequeno porte ou de pedestres.

Entretanto, por se tratar de uma construção antiga, a sua capacidade de suportar peso certamente não foi calculada para os veículos e as máquinas pesadas atualmente existentes.

Assim, considerando que o trânsito de veículos pesados sobre a ponte pode vir a representar riscos à sua estrutura, a sua capacidade de sustentação deve ser reavaliada por meio da análise dos métodos construtivos utilizados à época, ou, ainda, através da realização de cálculos estruturais mais complexos, o que permitirá a fixação da carga máxima permitida para tráfego até sua reforma.

Desta forma, podemos afirmar que o trânsito de pessoas e veículos leves, por si só, não ocasionam riscos iminentes de desmoronamento na referida construção, no entanto é recomendável o reforço da sua estrutura a fim de possibilitar o trânsito seguro de carretas, caçambas e máquinas de grande porte.