Prefeito de Triunfo cobra ‘Projeto Espaço Educativo Urbano’ durante encontro com Ministro da Educação

publicado: 06/03/2017 20h29,
última modificação: 06/03/2017 20h29

O prefeito de Triunfo, João Batista, participou nessa sexta-feira (03/03) da 1ª Reunião Extraordinária do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú), que recebeu o Ministro da Educação, Mendonça Filho, no salão nobre do Hotel Brotas, em Afogados da Ingazeira (sede da entidade).

Durante o encontro, o gestor cobrou do ministro uma escola padrão de doze salas, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o município de Triunfo – “Tratamos com o Ministro da Educação (Mendonça Filho) sobre a necessidade de nossa cidade na área da educação, vislumbrando uma nova escola com doze salas de aula para economizar R$ 10 mil reais pagos de aluguel, atualmente a Diocese. Também cobramos novos ônibus para o transporte escolar”, disse João Batista, ressaltando que o encontro político foi muito positivo.

Na oportunidade, Mendonça Filho anunciou a reabertura do Plano de Ações Articuladas (PAA), que prevê a liberação de recursos para transporte escolar, merenda e construções de infraestrutura educacional para os municípios – “Neste ano vamos anunciar o reajuste do transporte escolar, estou aguardando o Tesouro Nacional para comunicar o tamanho desse reajuste”, disse o ministro, afirmando que os municípios do Sertão do Pajeú também serão beneficiados com outras iniciativas do Ministério da Educação.

Projeto Espaço Educativo Urbano

O projeto Espaço Educativo Urbano de 12 Salas de Aula destina-se à orientação para a construção de escola de um pavimento, a ser implantada nas diversas regiões do Brasil.

O edifício tem capacidade de atendimento de até 780 alunos, em dois turnos (matutino e vespertino), e 390 alunos em período integral. Foi considerada como ideal a implantação dessas escolas em terreno retangular com medidas de 80m de largura por 100m de profundidade e declividade máxima de 3%.