Prefeito de Triunfo, João Batista, participa da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

publicado: 23/05/2017 13h24,
última modificação: 23/05/2017 13h24

O Prefeito de Triunfo e Tesoureiro da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), João Batista, participou da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, na semana passada, juntamente com a diretoria da associação, prefeitos, lideranças municipalistas e parlamentares de todo o país.

O evento tem o objetivo de promover o debate apurado sobre a real situação financeira dos municípios brasileiros, assim como, propor soluções e medidas para amenizar a crise dos poderes municipais.

De acordo com o prefeito, João Batista, um dos principais problemas enfrentados pelos municípios é o subfinanciamento dos programas federais e a falta de repasses de recursos e investimentos para as áreas sociais – “Estamos lutando por municípios mais fortes, tendo em vista, que a União centraliza os recursos, no entanto, são os municípios que atendem às necessidades básicas da população”, pontua.

Ainda, segundo o gestor, os programas federais criados sofrem com a falta de repasse para custeio e manutenção – “O Governo Federal cria programas (com ações envolvendo) o Posto de Saúde da Família (PSF), Agentes de Saúde, Transporte Escolar e outros, porém não repassa recursos suficientes para a sua sustentação. Atualmente, apenas 18% dos recursos arrecadados com impostos retornam aos municípios, no entanto, 70% dos gastos com a população são realizados por esses, portanto, lutamos por mais recursos para saúde, educação, saneamento e, também, para atendermos melhor o nosso povo”, conclui João Batista.