Prefeito de Triunfo participa de assinatura de convênio entre o Governo Federal e Estadual no Aeroporto Regional do Sertão

publicado: 04/07/2017 08h00,
última modificação: 04/07/2017 00h16

O Prefeito do município de Triunfo, João Batista, participou nessa quinta-feira, dia 29, da cerimônia de assinatura do convênio entre o Governo do Estado e Governo Federal em Serra Talhada, que permitirá ao Aeroporto Santa Magalhães funcionamento com voos comerciais, atendendo toda a população do Sertão do Pajeú.

O convênio foi assinado entre o secretário estadual de transportes, Sebastião Oliveira e o ministro Maurício Quintella, garantindo o repasse, por parte do Governo Federal, de recursos na ordem de R$ 20 milhões para a construção do novo terminal do Aeroporto de Serra Talhada.

O equipamento receberá R$ 35 milhões em investimentos. O Governo de Pernambuco bancará os R$ 15 milhões restantes, incluindo os R$ 7 milhões gastos na requalificação da pista de pouso e decolagem. A ação permite que aviões com capacidade para transportar 70 passageiros e suportar 33 toneladas possam utilizar o aeroporto.

O recurso será destinado às obras de construção do terminal de passageiros, do pátio de estacionamento de aeronaves, do serviço de proteção de incêndio, além da aquisição de equipamentos. Para garantir a operacionalidade, o Governo de Pernambuco lançou o edital de licitação para a contratação de um terminal provisório que funcione enquanto o definitivo não estiver pronto.

Em Serra Talhada, o ministro Maurício Quintella destacou a importância da ação. “O Programa de Aviação Regional pretende deixar cada brasileiro a 150 quilômetros de um aeroporto, que é um instrumento indutor da economia. Além do transporte de pessoas, possibilita o transporte de cargas, alavancando o desenvolvimento de toda uma região”, disse o ministro.

O chefe do executivo, João Batista, destacou a importância do empreendimento público para o comércio, turismo e desenvolvimento econômico de Triunfo e região. “Estive com o deputado federal, Sebastião Oliveira, na assinatura do termo de compromisso para liberação de recursos para a construção do terminal de passageiros da nossa região. Com o funcionamento desse empreendimento viário, o município de Triunfo será beneficiado com o incremento do turismo e nos negócios, através de voos regulares em Serra Talhada”, destacou.

João Batista participou da assinatura do convênio ao lado do secretário municipal de turismo, Nilton Madureira e do vereador governista, Camilo Ferreira, que saíram com boas perspectivas de desenvolvimento econômico para o município de Triunfo, tão logo passe a operar o aeroporto do Sertão.

Turismo em Triunfo

O funcionamento do Aeroporto Regional do Sertão, localizado na cidade de Serra Talhada, que dista cerca de 40 km do município de Triunfo, será um importante aparelho viário para o desenvolvimento do turismo no “Oásis do Sertão”.

Com a mobilidade viária, turistas de todas as regiões do país poderão visitar a cidade de Triunfo – que se encontra na Rota do Cangaço do sertão pernambucano – possuindo grande importância histórica, com seus casarios, trilhas, engenhos, museus e cinema. A expectativa é de que o turismo local avance, recebendo mais visitantes ao longo do ano.