Prefeitura de Triunfo tira do papel o Museu Casa do Careta

publicado: 30/08/2018 12h26,
última modificação: 30/08/2018 12h26

A Prefeitura Municipal de Triunfo em convênio com o Ministério do Turismo está concluindo no prédio da antiga salgadeira no alto da Boa Vista, o Museu Casa do Careta. O espaço será dedicado a memória, perpetuação da imagem do careta de Triunfo e até geração de renda com a venda de artesanato ligado ao careta e suas indumentárias.

A obra está restaurando todo antigo prédio incluindo a troca completa da cobertura, restauração dos componentes históricos da arquitetura da construção, troca do piso, pintura, novas instalações hidráulicas e elétricas, novos banheiros com acessibilidade.

O equipamento vai passar a ser composto pelos ambientes: recepção, espaço de exposições, 3 salas de exposições multimídias/interativo e uma área para a comercialização dos produtos dos artesãos triunfenses onde vai ser possível a mostra e comercializados, ajudando na ampliação de emprego e renda através da economia criativa ligada a cultura.

Além de estar sendo construído um mezanino que vai ser utilizado para área de convívio social e cultural, através de cursos permanentes, oficinas, palestras e apresentações.

Principal do prédio vai ser mostrar sobre a figura folclórica e carnavalesca do careta de Triunfo tendo como foco principal: formação/capacitação/promoção/preservação da figura do careta.

A concepção da reforma é do arquiteto Rochael Melo e foi aprovado pela Fundarpe, pelo Plano Diretor e pelo Conselho de Turismo, o investimento do Ministério do Turismo através de emenda parlamentar do ex deputado Inocêncio Oliveira, aprovada na gestão do ex prefeito Luciano Bonfim e resgatada no exercício de 2017 pela gestão atual que conseguiu tirar a obra do papel, que pelo adiantado da obra poderá ser concluída ainda neste ano de 2018.