PRÊMIO IDEPE: Ensino Fundamental de Triunfo é o 1º melhor do estado de Pernambuco

publicado: 29/06/2018 11h47,
última modificação: 29/06/2018 12h22

O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE), divulgado nesta quinta-feira (28) em solenidade do Prêmio IDEPE no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Centro do Recife, foi muito positivo para Triunfo.

Com a marca de 1º lugar no estado nas séries finais do ensino fundamental, a melhor escola, com média 7,56 foi a Escola Milton Pessoa, de Triunfo. Em segundo colocado ficou a Escola Municipal Bernardo Sayao, de Bonito, com média 7,39. E com média 6,84 ficou o Grupo Escola Barra Azul, também de Bonito.

A Escola João Henrique do Distrito de Canaã (5º lugar), também ficou bem colocada, prova de que o ensino municipal de Triunfo é de qualidade, ficando na terceira colocação na categoria municípios séries finais e na quinta colocação nas séries iniciais.

Pela primeira vez também foram eleitos os 10 municípios com as melhores médias, considerando o resultado de todas as escolas de cada cidade.

IDEPE

O Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) permite medir anualmente a qualidade da educação de Pernambuco. Ele leva em conta tanto os resultados da avaliação do SAEPE, em Língua Portuguesa e Matemática, dos alunos das 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, como também a média de aprovação dos alunos. Na rede pública estadual, os resultados da avaliação do SAEPE e as taxas de aprovação da escola, ao comporem o IDEPE, além de servirem de diagnóstico para o sistema de educação de Pernambuco, serão o requisito fundamental para o estabelecimento do bônus de desempenho educacional (BDE), cujas metas estão descritas no Termo de Compromisso que a escola firma com a Secretaria de Educação.

Através do IDEPE, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável ao longo do tempo e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo.