Projeto Cordel na Praça, Construindo Saberes e Formando Valores

publicado: 27/10/2017 16h29,
última modificação: 27/10/2017 16h29

O projeto Cordel na Praça foi desenvolvido com alunos da escola pública EMEPI Manoel Cândido Ferreira no distrito de Jericó, Município de Triunfo – PE, e busca sanar de maneira criativa e lúdica todas as dificuldades apresentadas pelos discentes no tocante da leitura e escrita e colaborar com as relações de ensino e aprendizagem no contexto literário.

Visa ainda despertar por meio da Literatura de Cordel, como de outros gêneros literários o interesse por gêneros que só podem ser adquiridos com a prática da leitura e escrita constante. As atividades desenvolvidas terão como fundamento os parâmetros curriculares da educação e toda base educacional que subsidia o processo e prática de leitura e escrita.

Além de trabalhar o cordel, terá ênfase em todo o mundo literário valorizando os princípios éticos e morais que colaboram para o aprendizado significativo do aluno. Dentro dessa dinâmica o projeto fará o aluno ler por prazer e não por obrigatoriedade. Assim colaborará para o avanço nos índices de avaliações externas pelas quais passar a instituição: IDEB, SAEPE, PROVA BRASIL, OLIMPÍADAS, entre outras.

O projeto foi apresentado 26/10 para todas as escolas municipais e o público em geral. Os alunos e professores trabalharam durante dois meses com o projeto. Como resultado tivemos as manifestações culturais em danças, teatro entre outros. Contamos também com os escritores de localidade, ou os poetas: Professor Marcos Antas, professor Cláudio Cristian, Adelmo Domingos, Dolorosa Damasceno entre outros.

Amanhã (27/10), às 18h, no pátio da escola, será a culminância do projeto com apresentações culturais e declamação de cordéis.