Secretaria de Desenvolvimento Social comemora “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”

publicado: 15/06/2017 15h06,
última modificação: 15/06/2017 15h06

A Prefeitura de Triunfo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, comemora nesta quinta-feira, dia 15, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

De acordo com a Secretaria, o objetivo desta comemoração é promover a reflexão sobre a violação de direitos desta camada social ao longo da história. Com o crescimento da população acima de 60 anos, aumentaram também os problemas, principalmente, o da violência contra os idosos.

Para a secretária de desenvolvimento, Paula Xavier, é importante trabalhar na prevenção e conscientização destes casos. “Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência e na identificação e encaminhamento correto dos casos, e, em especial, temos que preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável”, explica.

Entre 2011 e 2015, o Disque Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Direito Humanos da Presidência da República (SDH/PR) recebeu cerca de 100 mil denúncias de violação de direitos da população idosa. A maior parte das denúncias é relacionada à negligência com os idosos, seguido de violência psicológica e abuso financeiro.

Em Triunfo, o número de denúncias mensais recebidas pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI), tem aumentado consideravelmente, registrando de 6 a 8 casos por mês. A Secretaria de Desenvolvimento Social realiza intensamente a inclusão dos idosos, através de campanhas, encontros e ações sociais nos centros de atendimento, para diminuir o número de registros.

Qualquer tipo de violência deve ser denunciado, na Secretaria de Direitos Humanos pelo Disque Denúncia 100 – o serviço é gratuito e funciona 24h por dia. As denúncias também podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, onde funciona o Conselho Municipal do Idoso, além dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

Estatuto da Criança e do Adolescente
Lei Federal nº 8.069/1990