Secretaria de Desenvolvimento Social Promove Curso Gratuito Para Jovens

publicado: 24/10/2017 12h23,
última modificação: 24/10/2017 12h23

Quinze jovens iniciaram esse mês o curso gratuito de Informática. As assistentes sociais  da Secretaria de Desenvolvimenro Social, fazem a interlocução entre as instituições e os estudantes. A aula inaugural aconteceu na sede da Casa da Juventude, no bairro Bom Jesus onde o curso já acontece.

A equipe do CRAS acompanha os estudantes durante todo o percurso, desde a articulação e mobilização até o monitoramento da frequência nas aulas e a inserção no mundo de trabalho, além de garantir o fardamento dos estudantes. Através de cursos gratuitos de formação e qualificação profissional, o CRAS objetiva ampliar as oportunidades de emprego das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, como forma de buscar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social.

O público prioritário dos cursos de formação são os jovens de 15 a 25 anos que estejam preferencialmente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais – sistema do Governo Federal que contém informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda. De acordo com o CRAS 32 jovens foram encaminhados pelas assistentes sociais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Após a análise dos perfis e entrevistas individuais, foram escolhidos os 15 jovens que já estão participando do curso.

“O mundo do trabalho é extremamente seletivo e vocês não podem perder essa oportunidade. Tenho certeza que o curso vai promover um impacto muito grande na vida de vocês e certamente com o certificado vão sair daqui qualificados. Esse curso serve justamente para orientá-los para que vocês possam dar o pontapé inicial”, afirmou Paula Cristiane, Secretaria de Desenvolvimento Social.

A carga horária total de 160 horas/aula e tem duração de três meses.  As aulas serão ministradas às segundas e terças-feiras, de 06h00 às 20h30.

De acordo com o professor João Lucivaldo, o curso trará digitação, uso das redes sociais, informática básica, (Word, Powerpoint e Excel), entre outros. “Já ministrei muitos cursos desses e vejo que normalmente os jovens que saem daqui mudam de postura e conseguem certamente a inserção no mercado de trabalho”, comentou o instrutor.