Secretaria de Desenvolvimento Social promove cursos gratuitos de informática para jovens

publicado: 24/03/2018 14h04,
última modificação: 24/03/2018 14h04

Mais quinze jovens iniciaram neste mês de março o curso gratuito de Informática. As assistentes sociais  da SMDS, fazem a interlocução entre as instituições e os estudantes. As aulas acontecem na sede da Casa da Juventude, no Bairro Bom Jesus, onde iniciou  com duas turmas, cada uma com 15 jovens desde o mês de  agosto de 2017.

A equipe do CRAS acompanha os estudantes durante todo o percurso, desde a articulação e mobilização até o monitoramento da frequência nas aulas e a inserção no mundo de trabalho, além de garantir o lanche e o fardamento desses estudantes.

Através de cursos gratuitos de formação e qualificação profissional, o CRAS tem como objetivo ampliar as oportunidades de emprego das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, como forma de buscar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social.

O público prioritário dos cursos são os jovens de 15 a 25 anos que estejam preferencialmente inscritos no Cadastro Único.

De acordo com o Coordenador do CRAS, Roberto Nunes, 35 jovens foram encaminhados pelas assistentes sociais, após a análise dos perfis e entrevistas individuais, foram selecionados os 30 jovens que já estão participando do curso.

“O mundo do trabalho é extremamente seletivo e esses jovens não podem perder essa oportunidade. Tenho certeza que o curso vai promover um impacto muito grande na vida de vocês e certamente com o certificado vão sair daqui qualificados. Esse curso serve justamente para orientá-los para que possam dar o pontapé inicial”, afirmou Paula Xavier, Gestora de Desenvolvimento Social.

A carga horária total é de 160 horas e cada módulo tem duração de três meses. As aulas serão ministradas às segundas, terças e quartas-feiras das 18h às 20h30.

De acordo com o professor João Lucivaldo, o curso passará agora para o módulo de manutenção e programação básica da Microsoft.

 “Já ministrei muitos cursos desses e vejo que normalmente os jovens que saem daqui mudam de postura e conseguem certamente a inserção no mercado de trabalho”, comentou o instrutor.