Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é realizado em Triunfo

publicado: 08/06/2018 18h47,
última modificação: 08/06/2018 18h48

Na tarde desta quinta-feira (07), aconteceu o Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos: Federal, do Distrito Federal, dos Estados, e dos Municípios, desde 2012, para atender a meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, como redigido na estratégia 5.1, que exige uma sistêmica da educação e é um dos pilares para o alcance de outras metas do PNE, em especial a de n° 2, que determina universalizar o ensino fundamental de 9 anos para a população de 6 a 14 anos, e garantir que os alunos concluam essa etapa na idade recomendada até o último ano de vigência do PNE.

Considerando em média 97% das crianças brasileiras estão matriculadas no 1° ano e que a etapa de alfabetização é a base para “garantir uma educação inclusiva, equitativa, de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem durante toda a vida para todos. ”

Aqui em Triunfo iniciou em 2013 e Graças Rabelo foi formadora desde a primeira edição. Tarefa que ela executou com maestria. O município evoluiu muito em leitura, escrita e matemática com as formações oferecidas pelo programa. E os docentes compreenderam as formações, e colocaram em prática.

Este seminário mostrou o quanto satisfeitas e satisfeitos estão os professores e professoras com as aprendizagens adquiridas no percurso da formação. O seminário municipal trouxe como ponto principal a troca de experiências.

Este programa faz parte da política de formação continuada dos professores e professoras promovido pelo MEC em parcerias com instituições de ensino superior e secretarias municipais de educação.  Uma ação de sucesso que Triunfo faz parte.