Secretaria de Desenvolvimento Social lança programa Acessuas Trabalho

publicado: 21/09/2018 12h50,
última modificação: 10/11/2018 18h57

A Secretaria de Desenvolvimento Social lançou nesta quinta-feira (13) o programa nacional de promoção do acesso ao mundo do trabalho – Acessuas Trabalho. O objetivo da secretaria é buscar a partir deste programa mais desenvolvimento e autonomia das famílias usuárias da política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

Com o lançamento do Acessuas Trabalho, a secretária de Desenvolvimento Social, Paula Cristiane, ressaltou a importância da implantação do programa no município orientando que o programa será voltado para que os usuários tenham acesso ao mundo do trabalho, para que Triunfo possa ter pessoas mais capacitadas atendendo as demandas”, destaca.

Durante o evento, também foram apresentados os trabalhos que são desenvolvidos pela Assistência Social através de um vídeo.

ACESSUAS TRABALHO – A iniciativa parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas de 14 a 54 anos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para a oportunidades ao trabalho e emprego.

O Acessuas Trabalho tem como eixos o desenvolvimento de habilidades pessoais na busca de um protagonismo, orientando e facilitando o acesso a oportunidades do mundo do trabalho.

 

AÇÕES DO PROGRAMA:

• Promoção de estratégias, ações e medidas para enfrentar a pobreza, por meio de identificação e sensibilização de usuários;

• Desenvolvimento de habilidades e orientação para os usuários; acesso a oportunidades por meio do encaminhamento de usuários;
• Monitoramento do percurso dos usuários no acesso ao mundo do trabalho;

• Articulação com outros programas e serviços da assistência social e de demais áreas, como saúde, educação e trabalho; acompanhar usuários que ingressem no mundo do trabalho, dentre outras ações.